Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

40º aniversário da Ceilândia


Em comemoração ao aniversário da Ceilândia o SESC e a rede globo trouxeram uma semana de programação a cidade.


Por Alessandra Santos e Luma Vanessa

Nesta quinta feira, 24 de março, foi mais um dia de realizações do “Educação em Saúde”,  uma parceria do SESC-DF e a Rede Globo em comemoração ao 40º aniversário da cidade,  este evento se iniciou no dia 21 e estava programado  até o dia 26 (Sábado). Contou com atividades esportivas, recreativas, culturais, de saúde e de assistência social, tudo de forma gratuita para a comunidade.
O espaço estava localizado na Ceilândia Centro ao lado da feira central, era dividido em tendas, no qual cada espaço era destinado a uma atividade proposta. A técnica de nutrição do SENAC Tainara Carth e a estagiária de nutrição Ana Carolina estavam em uma das tendas, e falaram sobre a alimentação, e de alguns alimentos que previnem doenças. O câncer de próstata foi citado, no qual o tomate é um grande aliado, a cebolinha é importante para a pressão arterial, o alecrim que serve como calmante estimulante e anticéptico, entre outras, como hortelã, baunilha, orégano.
Tainara sugeriu ainda que se evite preparar alimentos com muito sal, e passar a utilizar ervas aromáticas que possuem pouquíssimas calorias realçando o sabor do alimento.
Ainda na área da saúde a odonto pediatra do SESC Daniela orientou dezenas de crianças, jovens e adultos sobre a escovação, o uso correto da escova de dente, e os principais cuidados com o higiene bucal.
Távila Valesca estudante de Educação Física da Universidade Católica de Brasilia (UCB), também participou do projeto como estagiária, verificou a altura e o peso das pessoas que depois se direcionavam para uma nutricionista que orientava sobre uma alimentação mais correta. “Estava passando por aqui e decidi parar e ver como eu estou de saúde, eu gosto muito desses projetos comunitários, é muito importante para todos”, diz Nilton Rodrigues de 44 anos, que está acima do peso e foi aconselhado a fazer uma dieta rigorosa e comer alimentos mais saudáveis.
Por dia passou–se em torno 400 pessoas em cada stand, participando das atividades e recebendo muitas orientações, sendo uma grande importância para toda sociedade de Ceilândia. 

Sábado, 26 de março, encerraram as atividades na unidade do SESC Ceilândia com uma grande programação. “Logo as 08h começarão as atividades culturais e recreativas, ao 12h terá uma dupla sertaneja e a escola de samba Águia Imperial de Ceilândia. No fim da tarde no teatro Nelson Rosi contará com a Orquestra sinfônica do teatro nacional, e para encerrar no ginásio da própria unidade teremos a escola de samba Unidos da Tijuca”, afirma o gerente do SESC da Ceilândia Edson Gil Marques dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário