Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Serviço das Mulheres

Praça do relógio foi à escolhida para as atividades do programa

Na tarde de quarta-feira (16/03), em Taguatinga na Praça do Relógio, ocorreu o projeto “Rede Mulher Cidadã” que trouxe uma agenda de ações com debates prestação de serviços e audiências públicas que tem como dar visibilidade a luta pela emancipação da mulher na sociedade, este projeto conta com a parceria de diversos órgãos do GDF onde se estenderá por todo o ano. Lá foram oferecidos serviços de orientação jurídica e distribuídas cartilhas com esclarecimentos sobre violência familiar e de prevenção ao estupro. Também foi disponibilizada uma unidade móvel da Delegacia da Mulher (DEAM) para o registro de ocorrências.
O principal objetivo do “programa” é a divulgação da Lei Maria da Penha e o combate à violência doméstica junto a Polícia Civil. O mutirão de serviços passará ainda pelo Paranoá, Ceilândia, Presídio do Gama, Planaltina e Cidade Ocidental. Quem passava pelo local, também pode contar com medição de sua pressão arterial: “Sempre é bom saber como está a nossa saúde, e é importante saber da pressão também. Deveria ter sempre essa disponibilidade para a população, é um serviço rápido e que previne”, conta a estudante Flávia Monteiro.
Foram oferecidos serviços como: Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, serviços jurídicos (OAB e defensoria pública) Museu de Drogas e Armas, cabeleireiro, artesanato, apresentações musicais, gastronomia, mala do livro, recreação infantil e debates sobre a Saúde da Mulher e a Lei Maria da Penha.
Maria das Graças, 58 anos, que também passava pela praça, aproveitou para consultar um processo na justiça que percorre a mais de dois anos. “Eu gosto muito desses eventos que acontecem aqui nesta praça, estou muito feliz de ver tantas mulheres reunidas, umas ajudando as outras”. Dona Maria além da consulta jurídica aproveitou para ver os artesanatos e as apresentações e logo depois se despede.
Dezenas de mulheres jovens até as senhoras passaram pelo evento, que se encerrou às 18h, despertando o Distrito Federal para a grande importância da mulher na sociedade.
As atividades contaram com apoio da Secretaria de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil, Senac Móvel, Defensoria Pública, Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e CAESB.

·         . Confira os próximos eventos:
19/03, sábado, das 9 às 13h
Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade
Paranoá – área especial 1, lote 1, Praça Central

20/03, domingo, das 9 às 13h
Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade
Ceilândia – QNM 13, área especial - Praça do Encontro


26/03, sábado, das 9h às 13h
Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade
Planaltina - estacionamento próximo à Administração Regional

27/03, domingo, das 9h às 13h
Rede Mulher Cidadã, com diversos serviços para a comunidade
Cidade Ocidental (GO) - Praça Santo Antônio (Central)

29/03, terça-feira
Atividades diversas para as internas
Presídio Feminino do Gama

Por Alessandra Santos e Luma Vanessa